sábado, 29 de janeiro de 2011

A América Latina e o Brasil têm um dos maiores índices de acidentes do trabalho do mundo.

A América Latina e o Brasil têm um dos maiores índices de acidentes do trabalho do mundo. Só no Brasil são mais de 12 mortes por dia ou uma a cada 2 horas – 300.000 vidas por ano – mais de dois Maracanãs por ano!!


Assim, todos “sabemos” que “devemos” usar os EPI – Equipamentos de Proteção Individual:
• capacete
• óculos
• protetor de ouvidos
• protetor facial
• máscaras
• luvas
• cintos de segurança
• avental
• sapatos ou botas
• etc.

Todos nós sabemos que temos proteger nossa cabeça, nossos olhos, nossas mãos, nossos pés, nossos ouvidos, nossa coluna, etc.... Todos nós sabemos que temos que ler instruções antes de ligar um aparelho novo. Verificar a voltagem da tomada. Todos nós sabemos que não devemos fumar em locais fechados com material inflamável, etc, etc.
Então a pergunta é: Por que não fazemos tudo isso? Por que ainda insistimos em não usar os EPI? Por que ainda insistimos em correr riscos desnecessariamente?
E a resposta me parece clara – não é porque não “sabemos” – é porque não “queremos”;
Na vida toda, “saber” não basta. Todos nós “sabemos” o que temos que fazer para manter nosso casamento por muitos e muitos anos – o duro é “fazer” a coisa certa! Todos nós sabemos o que temos que fazer para emagrecer – o duro é “fazer” – isto é comer menos, fazer exercícios, etc. O problema, portanto não é “saber”. O problema está na “falta de força da vontade”;
Uma das principais causas de acidente do trabalho é o “descuido”. Ora, estou descuidado quando não estou “prestando atenção” no que estou fazendo. É preciso “querer” prestar atenção – uma vez que eu “sei” que deveria prestar atenção!
Outra coisa que me impressiona é a “ignorância” das pessoas que entram em acidentes – fatais ou não – porque dão ouvidos a outras – ainda mais ignorantes. São aquelas que não usam EPI porque são “machos” – “homem que é homem não usa luvas... põe a mão diretamente no trabalho...” – “homem que é homem não usa cinto de segurança...” e assim por diante.
E temos ainda os que ficam “gozando” de quem usa os EPI – caçoando de quem está de capacete, óculos, protetor auricular, etc. Esses são os mais ignorantes de todos e é igualmente ignorante quem dá ouvidos a esses “amigos” e “colegas” que é claro, não estão pensando em você, nem na sua família, nem nos seus filhos;
E aqui vai outra coisa. A gente precisa lembrar que um acidente do trabalho não atinge só a gente. Pode atingir em primeiro lugar alguém que esteja no mesmo ambiente – por exemplo uma explosão por fumarmos em lugar proibido, mas com certeza atinge ainda mais nossa família – nossos filhos, nossa mulher, nosso marido – que precisa de nós. E muitas vezes, eu já notei isso – entramos em situações de risco para “punir” nossa esposa e nossos filhos – para que eles fiquem com “dó” de nós por termos sido acidentados – isso é outra ignorância do tamanho de um bonde! Muitas vezes brigamos com a nossa mulher ou marido e fazemos coisas que provocam acidentes para “puní-los” fazendo-nos de vítimas. Pare com isso!
Outra coisa. Um acidente ocorre num segundo! A curiosidade e autoconfiança podem ser fatais em um segundo! Um acidente não avisa com uma hora antes nem demora duas horas para ocorrer – pode ocorrer num segundo. Num descuido. Num gesto de excesso de autoconfiança ou de curiosidade desnecessária. Preste atenção! Não mexa no que você não conhece. Não queira ser o “bom” dizendo saber o que realmente não tem plena certeza!
E isso nos traz a outro problema – a pressa! Grande parte dos acidentes ocorrem por causa da pressa. Na ânsia de queremos ir logo para casa ou tomarmos o lanche, ou sei lá o quê, fazemos uma coisa com pressa demais e – lá vem o acidente!
E quando as condições de segurança na sua empresa não são as que deveriam ser, trabalhe com seus superiores para que os problemas sejam corridos o mais rapidamente possível. Não se omita!
Agora pergunto: Há alguma novidade em tudo o que estou falando? É claro que não! Tudo isso você está cansado de saber. Agora é preciso “Querer”.
Arranque de dentro de você aquela pessoa cínica, irônica, sem vontade, que não acredita mais nas coisas e dê umas palmadas nelas – acorde essa pessoa – e faça ela voltar a querer.
Lembre de seus pais, de seus filhos, de seu marido, de sua esposa. Lembre que por mais difícil que seja a vida ela ainda pode valer a pena ser vivida. Lembre que é possível recomeçar uma vida saudável, com alegria junto às pessoas que você ama. Mas para isso você precisa estar vivo e com saúde!
Lembre-se que você merece o melhor – merece estar vivo e saudável – merece ser feliz. Não corra riscos desnecessários. Não dê ouvidos a colegas ignorantes. Cuide-se. Você é a pessoa mais importante do mundo! Acredite nisso. Sucesso! Seja Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário