sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Prevenção eficaz


Os escorregões, tropeções e quedas são a causa mais freqüente de acidentes em todos os setores, desde a indústria transformadora pesada ao trabalho de escritório. Contudo, há medidas simples que podem ser tomadas para reduzir o risco de lesões. Sempre que possível, o objetivo consiste em eliminar os riscos na origem, por exemplo, nivelando pavimentos irregulares. A segunda melhor opção consiste na substituição, por exemplo, utilizando um método alternativo de limpeza dos pavimentos; a opção seguinte é a separação, por exemplo, utilizando barreiras para vedar o acesso dos trabalhadores aos pavimentos molhados. A medida final é a proteção, por exemplo, usando calçado de proteção e solas antiderrapantes.

Prevenção eficaz

Uma boa ordem — Mantenha o espaço de trabalho limpo e arrumado, com pavimentos e vias de acesso isentas de obstáculos. Remova os resíduos regularmente, de modo a que não se acumulem.

Limpeza e manutenção — Os resíduos devem ser removidos regularmente e as áreas de trabalho devem estar desobstruídas. Os métodos e os equipamentos de limpeza devem estar adaptados à superfície a tratar.

Iluminação — Assegure bons níveis de iluminação e o posicionamento das luzes para uma distribuição homogênea da iluminação em toda a superfície dos pavimentos e para que todos os potenciais perigos, obstruções e derramamentos possam ser facilmente vistos. A superfície dos pavimentos deve ser verificada com regularidade para detectar possíveis estragos e, sempre que necessário, deve proceder-se à sua manutenção. Constituem perigos potenciais buracos, fissuras, alcatifas e tapetes soltos, entre outros. A superfície dos pavimentos deve ser adaptada ao trabalho a executar; pode, por exemplo, ter de ser resistente aos óleos e produtos químicos utilizados nos processos de produção. O revestimento ou tratamento químico dos pavimentos pode melhorar as suas características

Escadas — Os corrimãos, os revestimentos de degraus antiderrapantes, uma visibilidade muito boa e marcações antiderrapantes das arestas dos degraus, bem como uma boa iluminação, podem ajudar a prevenir os escorregões e tropeções em escadas.

Derramamentos — Os derramamentos devem ser imediatamente limpos com um método de limpeza adequado. Sinalize perigo onde o pavimento está molhado e organize vias de circulação alternativas.

Obstruções — Sempre que possível devem ser removidas. Caso não seja possível removê-las, devem ser utilizadas barreiras adequadas e afixados avisos de perigo.

Cabos de manobras — Coloque o equipamento de modo a que os cabos não atravessem as vias de circulação pedonal. Cubra os cabos e prenda-os aos pavimentos.

Calçado — Os trabalhadores devem dispor de calçado adequado. Tome em consideração o tipo de trabalho, a superfície dos pavimentos, as condições de pavimento típicas e as propriedades antiderrapantes das solas.

Os locais de trabalho exteriores devem ser organizados de modo a minimizar os riscos, nomeadamente através de medidas antiderrapantes em caso de gelo e da utilização de calçado adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário