segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Padronização das tomadas brasileiras



Padronização das tomadas brasileiras
Conheça a nova regulamentação do Inmetro que padroniza tomadas e plugues em todo o Brasil e diga adeus à diversidade de formatos nos eletrônicos da sua casa.


Quem andou por aí procurando apartamentos e casas para morar, especialmente projetos novos ou em construção reparou nas tomadas esquisitas nas paredes. Um formato diferente, fundo e sem entrada para pinos chatos.

Pois se você achou estranho, é melhor se acostumar. Esta tomada será o padrão brasileiro a partir de 2010, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Bagunça generalizada

Segundo o Instituto, existem atualmente mais de 10 modelos de plugues diferentes e aproximadamente o mesmo número de tomadas, o que força o consumidor a usar vários adaptadores.

Este tipo de “gambiarra” provoca sobrecarga na instalação elétrica, risco de choques e desperdício de energia, o que não é nada bom nem para quem gera a energia para o consumo nem para quem a consome.




Para resolver estes problemas, o processo de padronização dos plugues e tomadas está em discussão há mais de 20 anos. Porém, somente agora a norma NBR 14136 em vigor desde a década de 90 terá, de fato, um desfecho


O que muda nos plugues e tomadas

Veja a seguir o que muda com a padronização dos plugues e tomadas:

•Acabam os plugues de pinos chatos – os aparelhos serão fabricados e importados apenas com pinos redondos.
•Os plugues terão dois e três pinos e serão usados de acordo com as características de cada aparelho.
•O terceiro pino funcionará como aterramento, para evitar choques e sobrecargas. Locais que não possuem este tipo de instalação deverão providenciá-la, uma vez que as tomadas antigas não serão mais comercializadas.
•Os pinos terão diâmetros diferentes de acordo com a corrente elétrica necessária para o uso de cada aparelho, ou seja, terão diâmetros diferentes aparelhos que operam com 10 amperes ou entre 10 a 20. Isso impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado a instalações de até 10 amperes sobrecarregue a rede. Esta informação estará disponível na embalagem de cada produto.
•Adaptadores terão certificação de qualidade do Inmetro.
Caso você queira saber mais a respeito, o site do Inmetro possui outras informações, além de um número gratuito para auxiliar nas dúvidas que possam surgir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário